quarta-feira, 9 de julho de 2014

A difícil primeira semana pós-parto

Chegando em casa, depois da estadia no hospital, com o seu novo bebê nos braços, dá-se início a uma nova fase, totalmente emocional, pelo menos, ao meu ver. 
Apesar de ser médica, pediatra, nessa semana, eu gostaria muito de ter tido alguém que já tivesse vivido essa fase há pouco tempo, pra me ajudar e pra me falar que "ta tudo bem" ou "é assim mesmo". Mas, ao contrario disso, esperavam que eu soubesse o que fazer, soubesse o que esperar dessa fase tão nova pra mim quanto pra qualquer outra mãe de primeira viagem. 
Esse foi outro ponto que fez algumas coisas importantes não darem certo, o que é uma pena... Mas, vamos em frente.
Essa primeira semana é dolorida. Não tem outro nome pra ela. Doem os pontos da cesárea, ou da episiotomia (dependendo do parto que você teve), dói o seio, dói a involução uterina.... Dói no coração a insegurança, a responsabilidade, o cansaço, o medo.... Dói tudo....
Ah, como eu queria, mesmo, que alguem tivesse dito pra mim tudo que vou falar agora...
1) você não vai voltar imediatamente ao corpo que tinha antes da gravidez. Parece bobo dizer isso? Mas isso faz diferença na vida de praticamente toda mulher, nós somos vaidosas, passamos a vida pré-gravidez sempre nos preocupando em manter um corpo que nos agradasse e por mais que você tenha se cuidado na gestação, mesmo que você não tenha passado dos almejados +9kg durante toda a gestação, dificilmente você não vai sair da maternidade com suas roupas pré-gravidez, nem isso vai acontecer nessa primeira semana, ao contrário, muito provavelmente você vai inchar um pouco mais e só depois vai, aos poucos, voltando a ter o seu corpo pré-gravidez. Cuidado com o que a mídia mostra, o que as atrizes/cantoras/modelos mostram, aquilo não é a realidade, muito menos é  saudável! 
2) se você fez uma cesárea, o local da cicatriz cirúrgica vai ficar muito esquisito. Você vai ter a sensação de que o local esta sem sensibilidade, mas dói, ao mesmo tempo. Isso acontece porque as terminações nervosas foram cortadas para a cirurgia, e vai demorar muito pra voltar ao normal, mas aos poucos vai voltando. Pra vocês terem uma idéia, a minha demorou meses até ficar com a sensibilidade um pouco mais, digamos, normal, mas ainda é sensivel (minha cesárea foi há quase 7 meses!), ainda dói quando o cós da calça aperta, ou o bebê pisa sobre ela...
3) amamentar não é fácil e dói. Mesmo que você saiba a técnica correta de cor, mesmo que você já tenha orientado e posicionado muitos bebês ao seio, na sua vida (tá certo, acho que isso só quem é da área que fez, né?!) mesmo assim, é difícil. Antes do bebê nascer, leia muito a respeito, sinta o seu corpo, perceba o quanto você tem - ou não - vontade de amamentar. Não se julgue. Não se compare aos outros. Não deixe que te julguem. Só você vive a sua vida, sabe da sua força e de suas dificuldades. Prepare seu corpo, sua mente e também seus familiares para a sua decisão e saiba que você pode mudá-la a qualquer momento. 
4) cada um tem o seu tempo pra se adaptar às mudanças. A chegada do bebê traz uma mudança radical na vida da família e nem sempre todos assimilam essa mudança no mesmo tempo. A mãe é meio que obrigada a viver essa mudança a partir do exato momento em que o bebê nasce, mas esse bebê já fazia parte da vida dela, de um jeito ou de outro, é a mãe que sente o bebê se mexer, que acompanha ele crescer, que acaricia, que conversa com ele, tudo desde antes dele nascer, os outros membros da família, por mais participativos que sejam, não tem o mesmo vínculo, não vivenciaram na pele tudo que a mãe viveu. Então, deixe que os outros conheçam o bebê. E isso inclui o pai. Não force ele a fazer as coisas, não imponha a responsabilidade, deixe que ele se envolva gradualmente. Ele vai aprender a amar aquele bebê, acaricia-lo e aceitar a mudança que ele trouxe na vida do casal. As coisas acontecem aos poucos.
Alias, esse é exatamente o último tópico.
5) dê tempo ao tempo. Hoje em dia, estamos acostumados com tudo imediato. Algo acontece do outro lado do mundo, imediatamente, está nas redes sociais, espalhando fotos e filmagens por todo o planeta. Quando usamos o computador, esperamos que tudo seja imediato, se apertamos o "enter" e "não vai", ficamos clicando repetidamente a tecla até "ir", nervosos com a demora. O que fazer com o corpo humano nesse momento em que tudo parece ser "pra ontem"? A cicatrização que demora pra acontecer, o útero que demora para involuir, o leite que demora pra descer... O bebê tem que sugar, pra mandar um sinal para uma glândula no cérebro que tem que mandar um sinal para as glândulas do seio, pra produzirem leite e ainda mandar um sinal para os músculos para ejetarem o leite... É muito longo esse caminho, é tudo muito lento... Mas é assim que deve ser. Compreenda que cada corpo tem o seu ritmo e o seu tempo, relaxe, aproveite os momentos com o bebê, mesmo que ele chore, mesmo que você se sinta insegura, olhe para o seu bebê, demore-se com ele em seus braços, até vocês se conhecerem, se reconhecerem, para que as coisas comecem a entrar nos eixos. E elas vão entrar, com calma, paciência e sem neuras.
Esse da foto é o meu bebezinho, na sua primeira semana. ❤️

Nenhum comentário: