segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

É preciso atenção às crianças.



Quando eu escolhi fazer pediatria, principalmente quando fui fazer UTI Pediatrica, muita gente me falava que não conseguiria seguir essa área porque teria pena das crianças doentes. Eu não focava na pena, sempre trabalhei com a esperança. As crianças ficam doentes e precisamos trabalhar em prol de curá-las. 
Mas foi enquanto passava meus dias de plantão que eu passei a notar quantas crianças sofriam acidentes, domésticos ou não, mas na maioria das vezes, evitáveis. 
Isso sim, começou a mudar meu comportamento e eu introduzi o tema dos acidentes domésticos nas minhas consultas, relatando os maiores riscos dentro de casa e incluía também a necessidade do uso regular da cadeirinha do carro. 
E assim chegamos ao tema tão importante que consternou tanto essa semana passada. 
Li muitos textos sobre isso, culpando o estresse da vida corrida e cheia de compromissos de hoje em dia, muita gente se solidarizando com a dor desses pais. 
Mal consigo imaginar o tamanho da dor desses pais... Porém, acho imprescindível olhar com seriedade para que esses casos não se repitam, assim como os outros acidentes tão graves quanto. 
É importante manter algo sempre em mente: criança precisa de supervisão. 24h por dia. 
A atenção à criança, ao que ela esta fazendo, onde esta indo, em que esta mexendo, evita a enorme maioria dos acidentes. 
Se você é o responsável pela criança naquele período dedique-se a isso, como você faria se tivesse um trabalho importante pra fazer. Concentre-se na responsabilidade imensa que esta embutida nisso. 
Na minha cabeça, apenas isso- a atenção à criança- seria suficiente pra que mais nenhuma fosse esquecida dentro do carro, mas como temos que imaginar que todos somos passíveis de erros e falhas, minha dica seria que, principalmente quando carregar a criança no carro não fizer parte da sua rotina, deixe algo que você vai precisar no banco de trás junto da cadeirinha, como sua bolsa, carteira ou celular, assim, você não vai esquecer de olhar pra trás antes de sair do carro. 
Não se sentir infalível, não pensar que com você não vai acontecer e fazer algo para evitar que essa situação aconteça com o seu filho, é o primeiro passo para que realmente não aconteça! 



Nenhum comentário: