segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Birras... mas já?!

O Vince esta para completar 9 meses e há quase 1 mês já começou a apresentar aquele comportamento temido por todos os pais: a birra.
A birra acontece por uma dificuldade em lidar com o sentimento de frustração. A criança tem dificuldade em aceitar que não pode satisfazer todas as suas vontades no exato momento em que elas surgem. Aí, ela grita, chora, esperneia, se joga no chão, etc, etc... e faz os pais morrerem de vergonha, ou de raiva, mesmo.
O comportamento da birra é mais comum dos 2 aos 5 anos, mas pode começar antes e se prolongar até uns 8 anos, devido a inúmeros fatores, desde o tipo de ambiente familiar, até as características próprias do desenvolvimento da criança.
No caso de bebes, como o Vince, na maioria das vezes, o choro excessivo, gritado, que chega a doer os ouvidos e irritar profundamente até o coração mais terno de mãe, ocorre devido a dois fatores principais. Ou tem alguma necessidade básica da criança que não esta sendo suprida e nisso, entenda-se principalmente fome ou sono, mas pode ser também uma fralda suja, calor, frio, etc. Ou ele esta simplesmente entediado da atividade ou da rotina. 
O primeiro passo então, é ver se não esta na hora de alimentar ou de colocar pra dormir. O Vince tem uma rotina muito controladinha, ou seja, brincadeira-chorinho-alimentação-brincadeira-chorinho-sono. Ou seja, se ele começa com o chororô, é so se lembrar se ele comeu ou dormiu pela ultima vez, esta na hora do próximo. Normalmente, a birra maior dele é quando esta com sono, e como eu não acostumei ele a dormir no colo de jeito nenhum, é sempre bom ter um carrinho ou um bebe-conforto por perto, quando saimos de casa, porque no colo, é sempre muito pior. Se estamos em casa, é fácil, é por no berço, que ele se ajeita e dorme quase que instantaneamente. 
Agora, se acabou de dormir, ou de comer e começa o choro, tem que tentar distrair a criança, ou seja, caminhar até a janela e mostrar a rua, colocar um desenho, uma musiquinha que ele goste, fazer brincadeiras, dançar com o bebe no colo, etc. vale toda a imaginação dos pais, nessa hora.
Nessa idade, só não vale brigar. A criança não entende que seu comportamento esta errado, e devemos deixar o "Não!" para coisas realmente perigosas, como colocar a mão na tomada, querer pegar uma faca de cima da mesa, etc. Toda vez que tiramos algo da mão deles, ou que eles tentam pegar um objeto e são impedidos, o choro é a reação natural, e reflete o começo da dificuldade em lidar com a frustração, então, se for algo inofensivo, permita, mas se for algo que apresente risco, não pode deixar mexer e pronto. Tire o objeto de perto, diga o Não! e quando começar o chororô tente distraí-lo com outra coisa. 
E não adianta nada dar mil e uma explicações para o bebe e nem tentar falar o Não! cheio de dengo na voz. Os bebes entendem mais a expressão facial e o tom de voz do que as palavras propriamente ditas, então, coloque uma expressão seria no rosto, afaste o objeto e diga Não!. Ele vai chorar, ou (pior!) vai olhar pra você e abrir o sorriso mais lindo do mundo. 
E é nessa hora que a gente se derrete (vou ser sincera que até eu, as vezes, não resisto e sorrio de volta pra ele, é quase irresistivel!!), mas temos que ser fortes, principalmente se a lição a ser aprendida com aquele Não! for importante. Mantenha a expressão seria e leve o bebe para se distrair com outra coisa. 
É... e isso é só o começo... Quem disse que educar seria fácil??


Nenhum comentário: