quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mais ensinamentos com a maternidade

Algumas de vocês devem saber que o Vince estava em investigação de alergia a proteína do leite de vaca (APLV), e devido a isso, fizemos um pouco mais de um mês de exclusão total de leite e ele não apresentou melhora significativa. Houve melhora do refluxo, que era um sintoma importante, mas a tosse e a dermatite persistiram. 
Voltamos no pneumologista na sexta feira passada e ele, diante desses fatos e da historia familiar, principalmente pelo lado do meu marido, muito forte para asma, pensou que talvez o Vince seja mesmo um bebe chiador, uma  dessas crianças que tossem muito e tem chiado no peito frequentes. 
Iniciamos o tratamento dado pelo pneumologista na sexta a noite mesmo e durante o final de semana, ele foi só melhorando. Até que no domingo a noite dormiu super bem, sem tossir nem uma vez! Foi simplesmente maravilhoso, levantar e ir ver ele dormindo tranquilo no bercinho dele. 
Esse é o Vince, dormindo tranquilamente, nas posições mais doidas... Rs

Agora, ele acorda feliz, sorrindo. chega feliz na escolinha, descansado, querendo brincar. É delicioso de ver!
E então, eu me peguei feliz da vida porque meu filho é chiador! Oi? Eu estou feliz porque o meu filho tem uma doença crônica, que vai acompanha-lo a infância inteira, vai faze-lo usar medicação quase continuamente e pode se prolongar por toda vida??? Que espécie de mãe sou eu????
Na verdade, esse foi um grande ensinamento que meu filho me deu.(mais um, pra ser sincera, porque aprendemos com eles todos os dias, não?!)
Eu me lembro de quando estava fazendo minha especialização em pediatria, e eu e minhas colegas, todas na casa dos 20 e poucos anos, com a maternidade ainda sendo uma realidade muito distante de todas nós, conversávamos abismadas que algumas mães pareciam felizes com o diagnostico dos filhos: - e a mãe ficou feliz quando eu falei que a criança estava com pneumonia, vcs acreditam? Dizia uma. E nos todas ficávamos sem entender como isso era possível....
Hoje, eu entendo.
Nenhuma mãe fica feliz que seu filho esteja com pneumonia, nem muito menos que ele seja um bebe chiador. A gente fica feliz de ter um diagnostico. Nesse ultimo mes, eu compreendi muito bem o que é imaginar que seu filho tem uma doença, começar o tratamento, e nada dele melhorar. Você vê que ele esta sofrendo, você esta dando os remédios e ele não melhora e você tem que esperar até o dia do retorno para mudar alguma coisa, quando você queria mudar aquela situação ali, naquele exato momento... Não é nada facil.
Então, te dão outro diagnostico e você acredita nele. Aí você começa a usar a medicação e a criança... melhora!!! Nossa!! É a melhor sensação do mundo!! Saber o que ele tem e tratar para ele ficar bom!!
Hoje, eu entendo.
A cada dia que passa eu percebo quanto meu filho me ajuda a crescer como pessoa e no meu caso, ainda me ajuda a crescer como profissional. Realmente, uma pediatra com filho é diferente de uma pediatra sem filhos. Diferente, não melhor ou pior, mas diferente. 
Hoje eu entendo e tudo graças ao meu Vince. 
São pouco mais de 9 meses, e eu já tenho tanto a agradecer...
Obrigada, filho. 


Nenhum comentário: