quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Noites mal dormidas... E a culpa era minha!

É dificil admitir, mas muitas vezes sufocamos nossos pequenos com tantos cuidados e excesso de zelo. E foi acontecer em casa, apesar de eu reforçar tanto isso para os pais no consultorio... 
Há mais ou menos 2 semanas, o Vince começou a acordar a cada 1 hora ou 1 hora e meia, choramingava e eu tinha que ir lá no qaurto dele, colocava a chupeta na boca e ficava com ele um pouquinho, e ele voltava a dormir. Isso estava acabando com a minha noite e com a dele também. Ele que sempre dormiu bem e acordava com um sorriso no rosto, começou a acordar irritado, bravo, não gostava de ser tirado da cama para ir para escolinha. 

Essa era a cara de poucos amigos... 

Eu achava mil e um motivos para o que estava acontecendo. É a crise dos nove meses que esta chegando, é o leite que nós mudamos, são colicas devido ao leite novo, é o nariz entupido, a tosse... enfim, motivos, eu encontrava de sobra.
Até que, há 2 dias, meu marido me viu trocando ele para dormir e falou espantado: você vai colocar tudo isso de roupa nele? esta calor! 
Bem, eu sou a pessoa mais friorenta do mundo, estou sempre de blusa de frio e nunca, nunquinha, durmo descoberta! 
Mas, nem todo mundo é igual a mim, meu marido estava atordoado, com o body de manga comprida, calça, meia e macacão que eu estava colocando no pequeno. 
então, eu resolvi seguir o conselho dele, troquei o body de manga comprida, por um de manga curta, deixei a calça de lado, colocando apenas a meia e vesti o macacão. coloquei no berço, ajeitei ele debaixo das cobertas, botei a chupeta na boca e ele se virou todo, se livrando das cobertas e embalou no sono.
Eu resisti bravamente a todos meus instintos maternos super-protetores e o deixei lá, descoberto...
E não é que ele dormiu a noite inteirinha!!! Eu acordei umas duas vezes e fui lá ver ele, continuava descoberto, mas ao toque, ele estava quientinho, fazer o que?! não mexi, e ele continuou dormindo. 
Há duas noites que eu deixo ele a vontade pra dormir como ele quiser, as vezes, chego no berço e ele esta com a cara enfiada no cobertorzinho preferido dele, mas dá pra ouvir ele respirando. Minha vontade é ajeitar ele todo de novo, mas eu me controlo e deixo ele dormir na posição que ele quiser. Não é facil, mas é certo. 
Ele já esta com quase 9 meses, consegue se virar na cama, pegar a coberta, tirar a coberta, deitar de barriga pra cima, de lado, de bruços. Chega uma hora que a gente tem mesmo que parar de interferir, mas é como se ele não precisasse mais desses meus cuidados, não é nada fácil ir vendo que ele deu mais um passinho em direção à sua independencia.
Após essas duas noites bem dormidas, ele tem acordado todo alegre, com um sorrisão no rosto, vai todo feliz pra escolinha, e eu também estou bem mais descansada. 
E agora, com a carinha bem mais alegrinha!!
PS- atras dele é a Mel, nossa cachorrinha, dando uma de "papagaio de pirata" pra sair na foto! 

As vezes, as coisas estão dando errado, a gente começa a buscar desculpas pelos nossos próprios erros. duas semanas de noites mal dormidas e a culpa era inteiramente minha. 

Nenhum comentário: