quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Quando a saude do pequeno não vai bem

Desde que nos mudamos para São Paulo, a saude do Vince não anda 100%, ele sempre esta com alguma coisa. Tem uma tosse, as vezes seca, as vezes carregada, que o acompanha há meses... Mãe pediatra, sabe como é, né?! Sempre pensa que não deve ser nada, é o clima seco, é uma virose, é a escolinha, mas nunca é nada de mais... Fui dando um xaropinho aqui, outro ali... uma inalação hoje, outra amanhã... mas nada de melhorar de vez.

Então, começou a dermatite. O Vince sempre teve a pele complicada, já apresentou as primeiras brotoejas nas bochechas, logo na maternidade e sempre com dermatite de contato nas dobrinhas e era uma pomadinha aqui, um creminho ali... melhorava por um tempo, mas não desaparecia...


E tem também o refluxo dele, que apareceu antes de completar um mês de vida e, apesar das medicações e do uso do leite anti-refluxo, só melhorou quando engrossamos o leite com mucilon, aos 6 meses ( engrossamos o leite AR!)
Então, eu comecei a juntar todas os sintomas... mas não tinha coragem de mudar o leite do Vince para fazer o teste... Agora que ele estava engordando com o mucilon, que estava adorando a mamadeira e mamando super bem? Mas chegou um ponto que não dava mais pra ficar só tratando os sintomas... a tosse piorou, a dermatite piorou e eu finalmente saí atras de ajuda.
Dizem que santo de casa não faz milagre e vou confessar que não é, realmente, a mesma coisa, você tentar ser a pediatra e a mãe do seu bebe... então, fui eu para o consultorio de um colega.
Comecei contando toda a historia do Vince, quando eu terminei, ele olhou pra mim e disse: do jeito que você colocou a evolução da historia, você já fez a suspeita de APLV, não é mesmo?!
Eu apenas sorri em afirmação. Há muito tempo que eu fiz essa suspeita, mas faltou pulso. Faltou coragem. Faltou ser mais pediatra do que mãe...
E então, foi. Mudamos o leite e estamos em adaptação, eu e ele. E acaba sendo um sofrimento para toda família... e é muito interessante olhar as coisas pelo outro lado. Quantos bebes passaram pelo meu consultorio e eu disse pra mãe: vamos trocar o leite e você volta mês que vem para me contar como ficaram os sintomas. E no mês seguinte a mãe retornava para me contar se a tosse tinha melhorado, as alterações gastro-intestinais, a pele... mas eu nunca parava para pensar nesse hiato de tempo entre a primeira e a segunda consulta. Agora eu estou vivendo ele na pele.
E como é longo e angustiante esse mês!
Cada dia que começa, você pensa que é hoje que os sintomas vão começar a melhorar e cada dia que termina você pensa que vai ser mais uma noite com ele chorando porque o leite novo prendeu o intestino, por que ele tem mais fome porque esta mamando menos, ou que ele vai continuar acordando  a noite toda de tanto que as lesões da pele coçam... e o mês que não passa... meu deus! Só foram 4 dias!!!
Na minha área, quando você é apenas pediatra, você enxerga as coisas por um lado, o lado profissional e quando você se torna mãe, você passa a enxergar as coisas de uma forma mais completa, pois consegue entender os dois lados, o profissional e o maternal.
Mas acima de tudo, é importante frisar que quando algo não esta indo bem, não vale a pena ficar aguardando para ver se vai melhorar sozinho, precisa procurar um pediatra, precisa fazer o que é orientado, mesmo que seja dificil, porque infelizmente, muitas vezes, nós não temos um exame ou remedinho milagroso que resolva o problema de uma hora para outra...
E nesse ínterim, eu me divido entre querer que o diagnostico se confirme, apenas para que ele melhore logo de uma vez, ou querer que os sintomas persistam, para que não seja APLV...E assim vai passando o meu mês de mudanças, com uma dose extra de paciência nas noites mal-dormidas, uma dose extra de muito amor e carinho para enfrentar as dificuldades enfrentadas pelo meu pequeno e uma dose mega extra para enfrentar os dias que passam tão lentamente.


2 comentários:

Unknown disse...

Maira estou consternida por ti, mas tenho a certeza que tudo ficará bem. Você está atravessando um deserto, mas Deus está sempre no comando. Que Nossa Senhora ilumine todos vocês. Um beijo de carinho.

Unknown disse...

Obrigada pelo seu carinho, Erika. Vc não imagina o quanto é importante esse conforto nesses momentos.
Bjo no coração.