quarta-feira, 2 de julho de 2014

A escolha do parto

Vamos começar falando de parto, já que é quando eu comecei a me sentir realmente mãe!
Eu optei pela palavra "escolha" porque realmente acho que tudo que se relaciona com o corpo da mulher deve ser de escolha dela. Nada deve ser imposto, mas tudo deve ser muito bem explicado e nessa hora, todas as formas de informação são validas, mas com o devido critério.
A experiencia de um pode não servir para o outro, a realidade de um é diferente do outro. Hoje, o meu tema inicial esta na moda, discute-se tudo e acha-se culpados para tudo, desde o médico que induz a paciente a fazer cesarea, até a naturalista que quer parto na agua.
Com relação à parte médica, eu vejo e vivencio as situações "pelo outro lado". Acho interessante quando leio que o medico induz a mãe a determinado tipo de parto, ou quando algumas pessoas escrevem que não encontram um medico que faça o parto normal sem cobrar a mais por isso. Pois é, medicina é profissão, é de onde o médico tira o dinheiro para pagar suas contas, se ele ficar acompanhando um parto normal o dia todo, o que ele vai dizer para todas as pacientes que estavam agendadas em seu consultorio? Então, não tem jeito, ou o medico esta de plantão no hospital que você vai ter bebe, ou ele não vai ter disponibilidade pra acompanhar o parto normal, a não ser que isso esteja previamente combinado.
Com relação aos partos fora do hospital, como pediatra, eu sou absolutamente contra! Se você já viu os lindos videos de quem já teve parto no mar, na banheira ou no chuveiro de casa, ou em qualquer outro lugar e ficou encantada, você provavelmente nunca viu um bebe nascer com complicações e precisar de assintência imediata, porque se tivesse visto, você com certeza, não ficaria encantada, porque todos os riscos aos quais o bebe esta exposto ao nascimento passariam pela sua cabeça, como passam pela minha!!!
Então, em ambiente hospitalar, nos sobra duas possibilidades, o parto cesarea e o parto normal. Em todas as maternidades que eu conheço, se uma mãe chega em trabalho de parto e não há nenhuma alteração, o médico que esta de plantão vai acompanhar o trabalho de parto até o nascimento. Então, porque há tantas cesareas? Porque a maioria das gestantes já vem para a sua cesarea eletiva no horario combinado. Comodidade do médico? Da mãe? A verdade é que há uma imensa falta de informação! Como já disse a respeito do médico, acima, não vou me repetir, mas e a mãe? Tem medo da dor. Essa é a grande explicação que todas dão ao escolher pela cesarea o que só reforça a falta de informação. A cesarea doi. Ponto. É uma cirurgia, com direito a um pós-operatorio bastante tumultuado, com um bebezinho totalmente dependente de você, para cuidar. Então, pode ter certeza: dói. Parto normal, também dói, tem a episiotomia que também dói, mas é só passear por uma grande maternidade para ver a nítida diferença de uma mãe no primeiro dia pós cesarea cuidando de seu bebê e uma mãe pós parto normal. Por mais que a episio seja dolorida, é um detalhe perto da dor de uma cirurgia. Agora, tem o outro lado, no parto normal, o medico tem menos controle sobre o que esta acontecendo, tudo é monitorado, contrações, batimento cardiaco do bebe, mas essa monitorização não é continua - e nem tem como ser - e o bebe pode estar bem agora, e no minuto seguinte ocorrer um problema e iniciar o sofrimento fetal. Isso é um risco a correr no parto normal. Na cesarea, tudo é mais monitorizado, mais sob controle, tanto mãe quanto bebe estão mais na mão do médico.
Visto tudo isso, por que, então se diz q a cesarea leva a maior complicações e maior risco. Bem, isso é o que "se diz", mas segundo a sociedade brasileira de ginecologia e obstetricia, o risco pos parto é quase o mesmo no parto normal e na cesarea. Ou seja, parir é um risco, para a mãe e para o bebê, em qualquer dos metodos.
Nossa, então, como "escolher"?? Conversando. Conversando com amigas que já passaram pela experiencia, com familiares que se preocupam com você e com o bebê que vai chegar, mas principalmente, comversando com o obstetra e com o pediatra, para saber a fundo os prós e contras de cada método. Na realidade, na verdade nua crua, não no mundo ideal que gostariamos que fosse. Só assim pra conseguir decidir qual o mais adequado pro seu corpo, pra sua cabeça e pra sua realidade. Sem medo do que vão pensar ou dizer. Sem neuras.

Nenhum comentário: