terça-feira, 15 de julho de 2014

Amamentação: aprendendo com os erros

Pensando bem, mais do que dolorido, foi interessante reviver tudo que passei na minha tentativa frustrada de amamentar meu bebê, pois assim pude enxergar melhor os erros e conseguir ajudar as outras mães. 
Esse era um assunto que havia se tornado meio tabu pra mim, eu continuava passando para as mães que eu atendia, o mesmo discurso decoradinho, de tudo que sempre aprendi. Hoje, acho que sou capaz de fazer melhor do que isso! Eu posso dizer, do que eu passei na pele, o que realmente pode fazer a diferença!
O primeiro ponto é o que eu mais reforcei nesse Blog até agora: usar bem o tempo da Maternidade. Eu quase não tive auxílio no hospital, mas também não me manifestei. Devia ter chamado alguém, pedido ajuda. Então, a primeira dica seria: peça ajuda!!! A quem é treinado, como os profissionais de saúde e para quem tem experiência, sua prima, irmã, cunhada que amamentaram, também podem te ajudar a pegar o bebê, a posicionar pra pegar melhor, etc. 
O mais interessante é que eu já ajudei a posicionar o bebê de inúmeras mães, durante a estadia na Maternidade, ou seja, quando é no seu corpo, é diferente. Se você leu a respeito durante a gestação, fez curso de gestantes, e mesmo assim, não esta conseguindo, não hesite em pedir ajuda!!! Pode fazer toda diferença no final.
O outro ponto é estar preparada para a apojadura. Se o seu bebê ainda não estiver pegando super bem o seio quando o seu leite descer, é preciso fazer a ordenha para não empedrar! A bombinha parece o melhor caminho, mas, na maioria das vezes, não é! O melhor é a ordenha manual. Veja vídeos, converse com seu obstetra ou o pediatra que você escolheu, e faça a ordenha manual. Ofereça o seio ao seu bebê sempre que ele começar a buscar, muitas vezes ao dia, para que a própria sucção auxilie no esvaziamento das mamas. 
É importante fazer um adendo com relação à agua quente, nesse momento. O contato com a agua quente aumenta a produção do leite, então, se o seu bebê já não esta mamando muito ou não pegou adequadamente ainda, isso pode piorar a situação, mas também não significa que é pra se enfiar na ducha gelada. O banho tem que ser morno, e você se posiciona de modo que a água caia bem mais nas suas costas do que nos seus seios. A agua morna alivia a dor e o desconforto, principalmente, se o leite empedrar, e ainda ajuda na ordenha manual, mas é como eu disse: só um pouquinho de contato com a agua bem morninha, mais até pra fria, mas ainda confortável, do chuveiro, ok?!
Agora, vem um ponto delicado. O Banco de Leite. Apesar da péssima experiência que eu passei, eu conheço outros que são fantásticos, que realmente auxiliam as mães, ajudam na ordenha, no esvaziamento, na pega correta, na proteção do mamilo, etc... Então, eu continuo indicando que a mãe que esta com dificuldade de amamentação, procure um Banco de Leite, mas saiba que o processo de ordenha não dói, pode até haver um desconforto, mas não é pra ficar com hematomas, nem pra grudar na parede, querendo fugir do local! Isso é um erro cruel pra alguém que esta numa situação de vulnerabilidade. 
Amamentar é o maior ato de amor que a mãe pode ter com o seu bebê e não é porque pra mim não deu certo, que eu vou mudar essa minha opinião! O leite materno não tem substituto e é o melhor e o único alimento que o bebê deveria receber até os 6 meses de vida, e após, deve ser mantido até os 2 anos, ou até mais se assim for o desejo da mãe e do bebê, complementado pelos demais alimentos, adequados para cada fase de desenvolvimento da criança! Eu apoio e sempre vou apoiar, independente do que eu tenha vivido!! 


Nenhum comentário: