segunda-feira, 7 de julho de 2014

Maternidade em um Hospital-Escola

Estava dando uma lida em outros Blogs de mães que eu sigo e me deparei com um comentário interessante, que acabou gerando esse post. Vou tentar mostrar o outro lado, do que é um parto em um hospital escola, pelo lado de quem primeiro estudou e depois trabalhou em alguns deles.
Bom, como já venho comentando em vários posts, eu acredito que tudo seja uma escolha da mulher, desde o tipo de parto, até o hospital em que ela vai realizar esse parto. E não vamos esquecer que essas duas decisões estão intimamente relacionadas, não adianta você querer um parto normal, em um hospital que não tenha estrutura para isso, e nem uma cesárea, num hospital em que a política é presar pelo parto normal.
 E onde o Hospital-escola entra nisso? Bom, você pode escolher ter seu filho em um, não? Ou o Hospital ao qual você tem acesso na sua cidade é um. Então, vamos falar dele.
No Hospital-escola, os médicos em formação e também, muitas vezes, os profissionais de áreas correlatas à medicina, estão aprendendo como lidar com os casos, como examinar os pacientes, fazer diagnósticos, realizar procedimentos, e indicar e realizar tratamentos.
vou me ater mais a área médica, que é a que eu vivenciei, ok?! Pessoal das outras áreas, sintam-se a vontade para expressar o seu lado, também!!!
 O estudante de medicina normalmente passa em grupo em todas as chamadas grandes áreas da medicina: clinica médica ( que forma o clínico geral), cirurgia ( que forma os cirurgiões), ginecologia e obstetricia e pediatria. E cada turma vai variar no numero de alunos, dependendo da instituição, e vai ser supervisionada por um médico formado e com especialidade naquele assunto, com cargo de professor naquela instituição. Quando o estudante de medicina esta nos anos finais de sua graduação, ele passa por uma fase chamada internato, onde as aulas teóricas são poucas e o estudo se baseia na prática clínica. Ou seja, o aluno normalmente atende e examina antes o paciente, sozinho, em duplas ou grupos, pra depois chamar o professor, que pode ou não repetir todo o exame e as perguntas, para se certificar de que tudo foi feito da maneira correta e então auxiliar os alunos no diagnostico e iniciarem o tratamento. Não existe outra maneira de um médico em formação aprender o que fazer com os seus pacientes, do que desta forma.
Com relação aos procedimentos, entre eles, o parto normal e a cesariana, o estudante não pode fazer antes e depois chamar o professor, para depois discutirem se tudo esta correto, então, normalmente, o professor faz tudo junto os alunos, e vai explicando o que esta fazendo para os alunos aprenderem. O professor vai fazendo e explicando, e os alunos vão vendo para poder aprender. É assim que funciona. Não tem outro jeito de aprender...
Especificamente falando dos partos, como a mãe não esta sedada - na grande maioria das vezes -  ela acaba ouvindo a explicação do professor, e isso pode ou não ser desconfortável para ela. Assim como a presença dos alunos na sala de parto.
No comentário que eu li, a mãe falou que se sentiu uma cobaia porque ouvia o professor explicando como se fazem os pontos cirúrgicos numa episiotomia ( aquele corte feito no períneo para liberar melhor a passagem do bebê e que muitas vezes é feito para que não haja laceração do local). Se você for a um hospital-escola, não se sinta assim! Você nunca vai ser cobaia de nada, porque quem esta te atendendo é um especialista na área, e quando forem os alunos, eles tem que ser totalmente supervisionados pelo professor. Você estará colaborando para a boa formação médica e com isso garantindo um bom atendimento para toda a população. Como eu falei anteriormente, não há outra forma de aprender.
Mas, até agora, você deve estar vendo apenas o, digamos, "lado ruim" de ser atendido em um Hospital-Escola, mas existe também uma grande vantagem. Os professores de Escolas de Medicina, em sua grande maioria, são os médicos mais especializados e mais atualizados em sua áreas. Você estará sendo atendido por quem mais entende do assunto, e se seu caso for grave, eles com certeza irão saber o que fazer!!
Você pode, então, me perguntar a respeito do uso de bonecos, esses que agora reagem como seres humanos. Sim, eles tem reações muito semelhantes a de um ser humano e servem muito para que o futuro médico se prepare para as diversas situações do dia a dia, mas nunca, jamais será a mesma sensação de fazer uma nascimento de verdade, olhando para os olhos cheios de lagrimas e emoção da mãe, de segurar aquele bebezinho que você sabe que é tão amado e tão esperado por aquela família. A responsabilidade sobre as suas costas jamais será a mesma. A angústia de atender um paciente grave, sabendo que sua família, pais, filhos, esposa, marido, estão ali, do lado de fora da porta, rezando pelo seu familiar, rezando para que você saiba o que fazer. Não, isso jamais vai poder ser aprendido com bonecos. Então, se você for a um Hospital - Escola, saiba que você, além de ser atendido, de ter o seu caso amplamente discutido com os melhores profissionais, vai estar colaborando para que o bom atendimento se perpetue.
Aproveite também para fazer a sua parte, colabore com o professor e os alunos, mas se algo a incomodar, uma situação, um comentário, chame um responsável, o professor, a enfermeira, e bote a boca no trombone!!
O hospital, escola ou não, é um lugar de respeito. De ambos os lados, dos profissionais para com o paciente e vice-versa!!
Você conhece um Hospital- Escola? Trabalha em um? Já foi atendido em um? Conte pra gente a sua experiencia!!!

Nenhum comentário: