domingo, 6 de julho de 2014

Os dias na Maternidade

Chegou a hora de ficar com o bebe!! O momento maravilhoso em que, depois de passada a recuperação anestésica, você vai para o quarto e seu bebezinho é trazido novamente para junto de você, lindo, com a roupinha que você escolheu e que passou semanas, as vezes meses, pensando em como ele ficaria dentro dela!
Bom, no meu caso, a roupinha não ficou exatamente como eu esperava e meu bebe estava com aquela cara de joelho inchado, que a maioria dos bebezinhos nascem... Hahahaha. Fazer o que, né?! Bem, a primeira coisa que eu fiz foi tirar aquela roupa horrível e colocar uma outra escolhida ali mesmo, de ultima hora! Ou seja, gastei um dinheirão nessa tal de primeira troca e quando fui ver, percebi que não tenho nem uma foto dessa roupa!
 Primeira verdade que ninguém nunca me contou, muito menos os livros de pediatria: as roupas da maternidade são uma grande bobagem! Pelo menos foram para mim!!
Quanto à carinha, se o seu nascer com  cara de joelho como o meu, não se desespere! Eles mudam muito!! E acabam ficando muito bonitinhos depois!!! Ou é o seu olho de mãe que vai vê-lo como o bebê mais lindo do mundo!
Quando você chega ao seu quarto da maternidade, é bom olhar bem para ele e saber que esse será o seu lugar pelas próximas 48h, aproximadamente. A grande maioria dos hospitais - todos os que já trabalhei - funcionam dessa maneira, estando tudo bem com a mãe e com o bebê ambos recebem alta após 48h do parto, isso se essas 48h não acabarem de noite, aí, na grande maioria das vezes, você só recebe alta na manhã seguinte.
Essas 48h não são à toa, esse pós-parto imediato, seja ele de parto normal ou cesariana, é importante que seja monitorado pela enfermagem, que sejam administradas as medicações necessárias para a proteção da mãe e do bebê. Então, nada de vir com essas bobagens de não aceitar medicações para você ou para o bebê, elas são importantes para prevenir doenças, para que ambos se recuperem mais rápido e possam ir para casa em segurança!
E também é tempo de aproveitar para aprender a cuidar do bebê, trocar fralda, dar banho, amamentar, tudo isso é ensinado na maternidade! Aproveite!
Eu mesma passei por uma situação interessante. Quando foram me chamar para assistir ao banho demonstrativo, aquele banho em que as enfermeiras te ensinam a dar banho no bebê, eu estava sozinha no quarto com a minha mãe, meu bebê estava no berçário, e minha mãe, vendo que eu estava com dor e cansada, falou para a enfermeira que eu não precisava ver o banho porque eu era pediatra. Legal! E quem falou que nos livros de pediatria ensinam a dar banho no bebê?? Ensinam a tratar pneumonia, resfriado, meningite, etc, mas não ensinam dar banho no bebê!!!!!! Resultado: ao chegar em casa, fui lá procurar no google: como dar banho no bebê! Pode rir.... Rssss
Moral da historia: quando a enfermagem vier te ensinar os cuidados com o bebê preste muuuita atenção e não deixe ninguém interferir, nem a sua mãe, mesmo que ela tenha a melhor das intenções!!!!
Não existe pessoal mais treinado nos cuidados com o bebê e com as técnicas de amamentação do que o pessoal de enfermagem e fonoaudiologia das maternidades, eles lidam com isso diariamente, então, aproveite ao máximo, deixe que te ajudem a posicionar o bebê, escute com atenção as orientações do pediatra e do obstetra, tudo isso vai facilitar quando chegar em casa...
Esse foi outro ponto difícil pra mim... Acho que pelo fato de saberem que eu sou pediatra, todo mundo achava que eu não precisava de ajuda, que eu sabia tudo como tinha que fazer. A única pessoa que veio posicionar meu bebê ao seio foi a pediatra que me acompanhou na maternidade.... Isso realmente não foi bom para a amamentação do meu bebê, mas vamos falar disso mais adiante...
Então, lembrem-se de pedir ajuda quando sentirem que as coisas não estão funcionando ou se você não estiver confiante no que esta fazendo. Você só tem 48h antes de estar sozinha pra cuidar do seu bebê. Aproveite!!

Um comentário:

Unknown disse...

Maira, não sei se pela net, pelos livros ou simplesmente por ser mãe, afirmo com a maior tranquilidade que vc está sendo uma ótima mãe, e olha q entendo, pouco, mas entendo, afinal criei três.
Abraço
Maria Cristina