quinta-feira, 10 de julho de 2014

Começando a conviver com o bebê

O que mais eu vejo e escuto por aí são os mil jeitos de lidar com um recém-nascido, desde aquelas famílias que estão totalmente entregues ao bebezinho e não largam a criança de jeito nenhum, até aquelas que tem tanto medo de "estragar" o bebê, de que ele "se acostume" com o colo, com o peito, com a chupeta, etc, que não pegam nem que o bebê se esgoele no berço. 
Vendo a frase acima, você deve estar pensando que o correto seria encontrar um meio termo, nem colo demais, nem peito de menos, mas a verdade é que não existe um "meio termo", existe o bebê, com todos as suas necessidades. Cada bebê é um, mas o jeito que temos que tentar fazer para as coisas darem certo é sempre bem semelhante, você vai entender...
O bebê acabou de nascer, o único mundo que ele conhecia era o ambiente intra-uterino, onde a temperatura era sempre constante e quentinha, a pele dele nunca havia tido contato com nada, roupas, fraldas, carinhos, toques, nada. Ele não respirava pelo nariz, o oxigênio vinha todo do sangue do cordão umbilical, que o ligava a mamãe de forma que os dois fossem apenas um organismo. Ele abria a boca e o liquido amniotico entrava, ele só tinha o trabalho de engolir, e o intestino estava quietinho, enquanto o ânus estava bem fechadinho, pra ele não fazer cocô dentro da barriga. O mundo do bebê era simplesmente perfeito. 
Aí, ele nasceu. Ele tem que colocar roupas e fralda, ele abre a boca e não entra nada, ele tenta sugar aquele seio desesperadamente, de qualquer jeito e parece que nunca enche a boquinha. Ele tem que usar o nariz para receber oxigenio, mas como dentro do útero o nariz estava repleto de líquido amniotico, agora, esta todo entupido, dificultando a passagem do ar. O intestino agora tem que funcionar, para colocar para fora toda aquela sujeira que ele acumulou durante a gestação, que é chamado mecônio, o cocô do recém-nascido, mas ele ainda não sabe controlar o ânus, então o intestino empurra o mecônio pra fora e o ânus não quer dar passagem.... O mundo do bebê, agora, se tornou muito complicado!
E quando o bebê sente todos esses problemas e incômodos, o que ele faz? Chora. E muito. 
Então, o bebê tem muitos motivos pra chorar, e não porque ele esta com fome ou com dor, ou tem cólicas, ele chora porque tudo é completamente diferente do que ele estava acostumado. E quem ele quer pra se sentir seguro e protegido de novo, frente a todos esses problemas? A mamãe. 
Nesse começo é importante atender prontamente o bebê, ele não entende nada, não tem nenhum tipo de memória ou aprendizado, ele precisa apenas se sentir seguro. Se ele chorar, não tenha o pensamento de deixa-lo chorar um pouco para não acostumar, ele não compreende. Se você deixa-lo chorar, ele só vai ficar mais e mais estressado. O bebê chorou, vá até ele, sempre com movimentos delicados, não arranque ele do berço, como se o mundo fosse acabar, se o ambiente estiver escurinho, não acenda a luz, abra um pouquinho a janela, ou acenda um abajur, se aproxime do berço e vá falando baixinho que a mamãe esta aqui, esta tudo bem. Ele não vai entender, lógico, mas ele conhece sua voz, e já vai saber que você chegou. Coloque as mãos sobre ele, confortando. Não precisa fazer carinho. Carinho é um ato social, aquele esfregar de mãos, a gente aprende que significa "fazer carinho", do mesmo modo que balançar as mãos significa "dar tchau". Então, apenas coloque as mãos sobre ele, uma sobre a cabecinha e outra sobre o torax, ou contendo os bracinhos. Lembre-se que dentro do útero, o espaço era pequeno, por isso o recém-nascido gosta de ficar contido. Se ele continuar chorando, pegue no seu colo e aconhegue nos seus braços, veja se não esta na hora de mamar, se ele não esta incomodado com uma roupa quente ou fria demais, se a fralda não esta muito cheia. Se estiver tudo certo e não for hora de mamar e ele continuar chorando, saia para caminhar com ele pela casa, vá conversando, cantando pra ele. Ou deite-se com ele sobre o seu colo, coloque-o de bruços sobre você, podendo até tirar a roupinha dele e a sua blusa, pra vocês ficarem pele a pele  um com o outro. Quanto mais proximo e ligado a você, o bebê se sentir, mais ele vai ficar calminho. 
Agora, ao contrario, se o bebê estiver quietinho, dormindo e não for hora de acordá-lo pra mamar, resista bravamente à vontade de pegar no colo, de passar a mão na cabecinha, de acariciar as mãozinhas e pezinhos, quanto mais quietinho você deixar o seu bebê, mais calminho ele vai ser. 
Imagine que você esta dormindo e vem alguem e te cutuca, você acorda assustada, vê que é alguem conhecido, e volta a dormir, só pra alguem vir e te cutucar de novo, pra novamente, você acordar sobressaltada, acho que isso iria te incomodar, não?! Vai acontecer o mesmo com o bebê. 
Por último, a historia de "trocar o dia pela noite". O bebê não sabe o que é dia e o que é noite, então ele não pode trocá-los! Ele dorme e acorda sem um ritmo certo, porque falta pra ele a produção de um hormonio que regula o nosso ritmo circadiano, que se chama melatonina. A produção desse hormônio aumenta quando estamos no escuro e no silêncio e cai quando estamos na claridade e no barulho, então, é muito importante, desde o nascimento, o bebê ficar na luz do dia, durante o dia (cuidado para não guardar o bebê dentro de casa o tempo todo na luz artificial!) e no escuro, durante a noite. Isso quer dizer que, mesmo que ele esteja dormindo, durante o dia, você deve manter as janelas abertas, luzes acesas, todo mundo conversando, TV ligada, etc... Uma casa normal. Mas, durante a noite, mesmo que o bebê chore, mesmo na hora de dar de mamar, tem que manter a luz apagada e a TV desligada, deixe uma daquelas luzinhas de tomada para você se locomover pelo quarto, e deixe tudo o mais escurinho e silencioso possível!
E, por fim, um ponto muito importante que eu tenho que comentar: eu fiz tudo isso, bem assim mesmo, com o meu bebê, me acharam meio chata no começo, porque eu não deixava que ficassem pegando no bebê, quando ele estava dormindo no carrinho. Podia olhar, mas não podia tocar. Mas deu certo!! Meu bebê cresceu calminho, dormindo super bem, acordando cada vez menos a noite pra mamar, até dormir a noite toda. Essa foto, dele dormindo tranquilo no berço, é a prova de que tudo valeu a pena! 
Quer contar como foi esse comecinho com o seu bebê? Como foi a sua experiencia? Sinta-se a vontade! Essa também é a sua casa!! 
Bjooos. 

Nenhum comentário: